Como resolver o erro 0x800f081f do Windows Update

Por Jorge Sampaio terça-feira, maio 8
Neste tutorial, iremos explicar como resolver o erro 0x800f081f do Windows Update, que surge ao tentar instalar uma atualização cumulativa do sistema. Este erro é relativamente fácil de resolver, bastando seguir os seguintes procedimentos descritos.



1. Remover dispositivos externos

Em primeiro lugar, comece por desconectar todos os dispositivos USB que possa ter ligados ao seu computador. Como tal, desligue todas as impressoras, teclados, ratos e outros dispositivos USB, de forma a evitar "conflitos" de software.



2. Resolução de problemas do Windows Update



A segunda solução, passa por usar a ferramenta de correção do Windows Update incluída no próprio Windows. Para isso, comece por aceder ao menu Iniciar - Definições - "Atualizar e Segurança". No menu à sua esquerda, selecione "Resolução de problemas" e clique na opção Windows Update.



3. Excluir a pasta SoftwareDistribution

A terceira solução foi apontada pelos leitores como a mais eficaz, consistindo em apagar a pasta "SoftwareDistribution", ou seja, a pasta onde o sistema guarda os arquivos temporários do Windows Update.

Para excluir a pasta, será necessário parar o serviço do Windows Update. Poderá fazer isso pressionando as teclas de atalho Windows + R e digitando "services.msc" (sem aspas).



Na lista de serviços procure o "Windows Update" e com o botão direito rato selecione "Parar".



Agora, aceda ao diretório C:/Windows e procure a pasta "Software Distribution". Para terminar, poderá optar por uma das seguintes soluções: apagar a pasta (obrigando o Windows a criar a pasta de raiz) ou se não se sente confortável, simplesmente renomear para "SoftwareDistributionOld".

Volte a aceder à lista de serviços (services.msc) e reinicie o serviço Windows Update. Se tudo correu bem, o Windows irá baixar novamente todos os arquivos necessários para instalar as atualizações.

4. Baixar atualização manualmente



Caso o seu Windows Update continue exibindo o erro 0x800f081f, poderá experimentar instalar a atualização manualmente. Para isso, basta aceder ao catálogo de downloads da Microsoft e pesquisar a respetiva atualização que lhe está a apresentar o erro.

Na barra de pesquisa do site digite o código da atualização, por exemplo, no nosso caso era a atualização: KB4093112 (como poderá visualizar na imagem inicial).

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver o erro 0x800f081f do Windows Update "