Porque minha Internet cai toda hora? Como Resolver? [Soluções]

Por Jorge Sampaio quarta-feira, março 6
Já aconteceu a todos nós, estar a navegar na Internet, a jogar online, ou ver a nossa série favorita quando subitamente a Internet cai. O seu Windows começa a exibir um ícone amarelo indicando que não existe ligação, ou que possui uma ligação limitada.

Porque minha Internet cai toda hora


Por norma, um simples reiniciar do router é suficiente para resolver o problema (lembrando que deve esperar alguns segundos antes que voltar a ligar). Mas porque razão isto acontece tantas vezes? A resposta está muitas vezes no router. Embora o router pareca um dispositivo “simples” ele é responsável por diversas operações.

1. Router sobrelotado




Tal como um computador, um router está equipado com um processador, memória, placa mãe, e até mesmo um sistema operativo, que ajuda o seu router a gerir as ligações da sua rede, decidindo o que deve ser enviado e para onde deve ser enviado.

Caso o seu router possua vários dispositivos conectados, a fazer ligações e downloads em simultâneo, poderá esgotar os seus recursos. Como tal, experimente desligar os dispositivos "desnecessários" da sua rede, e verifique se existem intrusos na sua Wi-Fi.



2. IP Dinâmico

Outro ponto a ter consideração é o recurso ao IP dinâmico (Dynnamic IP Adress) por parte das operadoras. Isto significa que o seu IP muda automaticamente ao fim de um certo período de tempo. O IP é um número que o identifica na Internet, funcionando como a “morada” do seu dispositivo, para receber os dados.

Se o seu router estiver muito ocupado, pode não assumir o novo IP e continuar a tentar comunicar com o anterior, levando a perda da ligação, ou seja, é como tentar receber correio na sua morada antiga.

3. Temperatura

Outro aspecto a ter em conta é a temperatura. Muitos de nós temos a tendência em ”esconder” o router em espaços apertados e cheios de fios, bloqueando as entradas de ar. Para além de reduzir o alcance da sua rede Wi-Fi, também leva á diminuição do desempenho do router que necessita de arrefecer.



4. Interferência

Nem sempre a Internet cai por causa de problemas de funcionamento do router. Se usa uma rede Wi-Fi, as interferências podem levar ao interrompimento de ligação, especificamente se estiver numa área sobrelotada por outros routers, microondas e até monitores de bebé.

Para verificar, poderá usar o aplicativo “Wifi Analyser” que exibe a força de sinal, bem como o canal em que os mesmos estão a funcionar. Se necessário, aceda as configurações do router para mudar o canal da sua rede.



Se o seu router (e dispositivos conectados) suportarem, poderá mudar a banda de 2.4 Ghz para 5 Ghz. Não só envia os dados mais rápido, como possui mais canais de comunicação.

5. FirmWare

Por fim, se nada resultar, aceda ao site do fabricante e verifique se existe uma nova versão do firmware. Por vezes, uma Internet instável é resultado de um sistema operativo com “bugs” que pode ser resolvido com um download.

Seja o primeiro a comentar em " Porque minha Internet cai toda hora? Como Resolver? [Soluções] "