Microsoft Edge não abre - Como resolver o problema? [Soluções]

Por Jorge Sampaio quarta-feira, julho 12
O Microsoft Edge é um navegador relativamente novo, e como tal, é normal que possam surgir algumas falhas. Felizmente, o Windows 10 possui várias ferramentas intuitivas, que permitem resolver o problema, mesmo quando o Microsoft Edge não abre.

Microsoft Edge não abre


1. System File Check (SFC)



O Microsoft Edge é um aplicativo integrado no próprio Windows, e como tal, também poderá usar a ferramenta SFC, para verificar e corrigir erros nos arquivos do Edge.

Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+ SHIFT + ESC,  para iniciar o gestor de tarefas. Aceda ao separador Ficheiro (ou Arquivo) - Nova Tarefa.

Na caixa que surge, digite cmd.exe e marque a caixa de verificação “Criar esta tarefa com privilégios de administrativos”.

cmd privilégios de administrador


Na linha de comandos do Windows digite o seguinte comando:

sfc /scannow

O Windows irá iniciar a verificação dos arquivos do sistema, e corrigir todos os problemas encontrados, mesmo os problemas não relacionados com o Microsoft Edge (o que até poderá ser benéfico).

sfc scannow


2. Reinstalar o Microsoft Edge

Em alternativa, poderá reinstalar o Microsoft Edge. Para isso, será necessário usar o Windows PowerShell (uma versão “musculada" da linha de comandos).

Este procedimento é bastante profundo, e como tal, é importante criar um ponto de restauro antes de avançar. Dessa forma, será possível reverter as alterações, caso algo corra mal.

Em primeiro lugar, comece por aceder à pasta "Este PC" através do Ambiente de trabalho e navegue até ao seguinte diretório:

C:\Utilizadores\%nome_de_usuário\AppData\Local\Packages\Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe. Apague todos os arquivos incluídos nessa mesma pasta.

reinstalar microsoft edge



  • Não se esqueça de alterar o "nome_de usuário", pelo nome da sua conta Windows.
  • Não encontro a pasta "AppData", e agora? Na parte superior da janela aceda ao menu "Ver" e marque a opção "itens ocultos".


Agora aceda à linha de comandos do PowerShell. Para isso, basta digitar PowerShell na pesquisa do Windows e clicar com o botão direito do rato no ícone do aplicativo. Selecione "Executar como administrador", caso contrário o PowerShell exibirá erros de "Acesso Negado"..

powershell


Digite o seguinte comando:

Get-AppXPackage -AllUsers -Name Microsoft.MicrosoftEdge | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml” -Verbose}

Se tudo correu bem surgirá uma mensagem igual a esta:

reset do microsoft edge


Na próxima vez que iniciar o Microsoft Edge surgirá uma mensagem indicando que o seu navegador fez um reset.

3. Malware

O Malware (vírus, spyware, etc.) também pode comprometer a estabilidade do seu navegador, e fazer com que o mesmo apresente comportamentos "estranhos", como abrir muita propaganda ou páginas que não foram solicitadas.

Para eliminar todo o Malware do seu Windows, realize os procedimentos do seguinte tutorial: Como eliminar vírus do PC.

1 1 Comentário " Microsoft Edge não abre - Como resolver o problema? [Soluções] "

Anónimo

Show. Funcionou só com sfc.