Como instalar driver não assinado digitalmente no Windows

Por Jorge Sampaio terça-feira, novembro 22

Numa tentativa de melhorar a segurança do Windows, a Microsoft apenas permite a instalação de drivers assinados digitalmente.

Na atualização de aniversário do Windows 10, a Microsoft decidiu apertar ainda mais o "cerco" aos drivers não assinados.

No entanto, se necessita de instalar drivers de dispositivos antigos, de fontes não oficiais, ou até mesmo, drivers desenvolvidos por si, possui 2 soluções à sua disposição: ativar o Signing Mode ou desativar o Secure Mode.




Como instalar driver não assinado digitalmente no Windows


Vamos ser claros, a Microsoft não está a tentar dificultar a vida dos usuários. Esta opção permite que apenas seja possível instalar drivers que tenham sido enviados para a Microsoft. Dessa forma é possível bloquear muito malware. Se está determinado a avançar, execute os seguintes procedimentos:

1. Test Mode - Signing Mode


O Windows possui uma opção de teste que permite desactivar a assinatura digital dos drivers temporariamente. O seu Windows irá exibir uma marca d'água no canto inferior direito.

Para isso, comece por executar a linha de comandos do Windows (Windows +X) e selecione "Linha de comandos (Admin)". Na janela da linha de comandos digite:

bcdedit -set TESTSIGNING ON

Caso obtenha uma mensagem de erro indicando "Protected by secure boot", avance para o procedimento 2. Para reverter as alterações e desativar o modo "Test Mode", avance para o seguinte tutorial: Como remover o Modo de Teste do Windows.

 2. Desativar o Modo Seguro

Comece por reiniciar o seu computador e entre no modo de arranque avançado. Para isso, basta pressionar o botão de reiniciar mantendo a tecla SHIFT pressionada.



Agora, selecione "Resolução de Problemas" - Opções Avançadas - Definições de Arranque - Reiniciar - Surgirá uma lista com várias opções associadas a uma tecla "F".



Pressione a tecla "F7" para selecionar a opção "Desativar imposição de assinatura de controladores". Já poderá instalar os drivers.



Seja o primeiro a comentar em " Como instalar driver não assinado digitalmente no Windows "