Como limpar cache de um site específico - Tutorial

Por Jorge Sampaio quarta-feira, setembro 21
Quando um site apresenta problemas de funcionamento, é normal limpar a cache para recarregar os elementos da página e corrigir o problema.


Se o problema se resume a um website, é desnecessário excluir toda a cache.

A boa notícia, é que os navegadores atuais permitem limpar a cache de um site específico, mantendo os restantes arquivos.

Este procedimento é igualmente útil para Webmasters (e blogueiros) que pretendem editar as suas páginas e visualizar as alterações ao vivo.

Dica: relembramos que também poderá usar o modo incógnito do navegador, que permite navegar na Internet sem guardar histórico ou cache. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: como navegar em anónimo.

modo privado do chrome


Como limpar cache de um site específico




Em primeiro lugar, é importante salientar que os navegadores possuem uma funcionalidade nativa que permite carregar qualquer site ignorando os arquivos cache.

Para isso, basta abrir a página que pretende carregar e pressionar as teclas de atalho SHIFT + F5 ou Ctrl + Shift + R.

Caso esta funcionalidade não seja suficiente possui as seguintes alternativas:

Google Chrome: Comece por abrir a página que pretende limpar a cache e pressione as teclas de atalho F12 para abrir as ferramentas de desenvolvedor.

Agora, pressione sem largar o botão de atualizar (refresh) até surgir um menu de opções. Para terminar, selecione a opção "Esvaziar cache e actualização pesada".

Firefox: No Firefox você possui a vida mais facilitada, podendo instalar um Add-on, que permite limpar a cache do site que está a navegar. Para mais detalhes aceda à seguinte página: Clear Site Cache.

Seja o primeiro a comentar em " Como limpar cache de um site específico - Tutorial "